39. Quinta Flor do Lácio

A língua romena, uma língua latina como o Português, o Espanhol, o Francês e o Italiano, a sua história, a queda do Império Romano Ocidental, as suas características e pontos em comum com o Português.

   Estamos no ano 2017. Desde o século 6, toda a Europa de Leste foi ocupada pelos povos eslavos… Toda? Não! Uma antiga província romana povoada por irredutíveis Dácios resiste ainda e sempre aos invasores linguistas. E a vida não é nada fácil para as guarnições de línguas eslavas que a rodeia… (parafraseando a abertura das histórias de Astérix)

   É a antiga província romana da Dácia, que ocupava os territórios das atuais Moldávia e Roménia, que fazem fronteira com a Ucrânia, Sérvia, Bulgária (línguas eslavas) e Hungria (língua urálica como o Finlandês e o Estónio). A personagem Drácula, de que se falou os artigos Drácula mordeu Inês de CastroVampiros impossíveis, era da Transilvânia, que faz parte da atual Roménia e é vizinha da Moldávia.

No ano 106, o Império Romano anexou o Reino Dácio, quando o imperador romano Trajano (53-117), após 2 difíceis campanhas militares, derrotou o rei dácio Decébalo, que tinha já derrotado o anterior imperador romano Domiciano (51-96). Mas nem toda a Dácia foi ocupada por colonos romanos: a nordeste da colónia romana, viviam ainda Dácios fora do controlo romano (na atual Moldávia). Estes, aliando-se mais tarde ao povo germânico Godo, revoltaram-se e lutaram contra os romanos e atacaram a Dácia romana. Causaram tantas dificuldades e problemas que a Dácia foi a primeira colónia romana a ser abandonada (em 270), o primeiro passo do caminho que, após 200 anos, levaria à queda do Império Romano do Ocidente (em 476). Mas, apesar disso, a região, a língua e a cultura continuam a identificarem-se com os romanos e a cultura latina (razão porque escolheram, em 1866, chamar o país de Roménia. O nome Moldávia vem do rio Moldova que atravessa o país).

   As 4 línguas latinas mais conhecidas são o Espanhol (410 milhões de falantes, principalmente no México e América do Sul), Português (250 milhões, principalmente no Brasil), Francês (80 milhões, principalmente em África) e Italiano (60 milhões). Mas o Daco-Romeno (25 milhões), falado na Roménia e Moldávia, é também uma “flor do Lácio”. No soneto “Língua Portuguesa”, o poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918) descreve a língua portuguesa como a “última flor do Lácio, inculta e bela”. Lácio é a região em Itália onde se situa a cidade de Roma e de onde eram originários os Romanos e Olavo Bilac foi um dos fundadores da Academia Brasileira das Letras, que tanta falta faz que haja em  Portugal, como visto no artigo Phases: AO de 1911.

    Da mesma forma que o Português falado no Brasil conservou algumas características da língua que já se perderem em Portugal (como o nome da cor "marrom", de que se falou no artigo Palavras coloridas), também o Daco-Romeno (Moldavo e Romeno) preservou características do Latim que as outras línguas românicas em parte perderam, nomeadamente a maioria das declinações (que o Inglês também perdeu do seu antepassado Alemão e o Português conserva tenuamente nas palavras "comigo", "contigo" e "convosco"). O vocabulário da língua é 63% de origem latina, 11,5% de origem eslava e o restante de diversas línguas da região (turco, grego, húngaro, alemão), ainda que, das 2500 palavras mais usadas, 76% sejam de origem latina e 15%  de origem eslava. Algumas exemplos de palavras de origem eslava são: a iubi (amar), prieten (amigo), a găsi (encontrar), a plăti (pagar), a trezi (acordar).

    Vendo a estrutura, gramática e ortografia da língua, é fácil verificar como é tão latina como o Português, apesar do seu isolamento geográfico em relação a outras línguas latinas:

   Para mais semelhanças entre as duas línguas, veja-se a letra em português da música da banda moldava O-Zone: Dragostea din tei

 Uma das características particulares do Português é a cedilha que se coloca debaixo da letra C alterando-a para Ç e mudando o som para um “S”. Mas somente é usada antes de “A”, “O” ou “U”, uma vez que C antes de “E” ou “I” se lê sempre como “S”: MACA > MAÇÃ, CEGO e nunca ÇEGO, ÁCIDO e nunca ÁÇIDO, CACO > CAÇO, ACUDE > AÇUDE. E também há o uso da cedilha em Daco-Romeno debaixo das letras S e T >  Ș e Ț, mudando também o som das letras. Assim, há Bom dia (Boa manhã) > Bună dimineaţa (Buna diminaTSa) e Quiosque > Chioșc (QuióSC). O acento curvo em ă significa que é um “a fechado» como em â enquanto um a sem acento é «aberto» como á.

   Existe, em Roma, uma coluna com cerca de 40 metros de altura que o imperador Trajano mandou construir para celebrar a sua difícil vitória sobre os Dácios. Chama-se Coluna de Trajano e todo o seu exterior é coberto com cenas dos combates entre os Romanos e os Dácios.

     Pormenor de uma batalha entre os Romanos e o Dácios na Coluna de Trajano

8 pensamentos em “39. Quinta Flor do Lácio

  1. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious what all is needed to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty
    penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100%
    sure. Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
    Kudos

  2. I believe that is one of the most vital info for me. And i
    am glad reading your article. However wanna statement on some normal things, The web site style is wonderful, the articles is in point of fact great
    : D. Good process, cheers

  3. Hi there, just became alert to your blog through Google,
    and found that it is really informative. I am
    gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue
    this in future. A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  4. Hi there would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m looking to start my own blog soon but I’m having a difficult time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for
    something unique. P.S My apologies for getting off-topic but I had
    to ask!

  5. Can I just say what a comfort to uncover a person that
    truly knows what they’re discussing on the web. You definitely know how
    to bring an issue to light and make it important. A lot more
    people need to check this out and understand this side
    of your story. I was surprised you are not more popular since you surely have the gift.

  6. Sunt indragostit de România. Actualmente, pregatesc o lucrare despre limba, mai ales aspectele ei istorice, cu o mica notiune gramaticala. Limba romana trebuie sa fie mai cunoscuta intre noi, brazilieni, cel putin intre cei care se preocupa cu studierea limbilor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *