4. Futebol: de Associação ou Rugby?

   Futebol ou Soccer? Futebol americano ou Rugby? Eis a origem de cada um dos nomes e desportos

O desporto mais popular do mundo é o futebol.

   Mas diferentes países ou regiões chama “futebol” a desportos diferentes. Por exemplo, nos EUA, o que é chamado de futebol na maioria dos países do mundo é designado por soccer, enquanto que o desporto a que chamam de “futebol” é mais semelhante a rugby. Mas porquê?

Relevo grego
Relevo grego

   Já os Gregos da Antiguidade praticavam desporto com bola (por exemplo, phaininda φαινίνδα, adotado depois pelos Romanos como harpastum). O desporto foi introduzido pelo Império Romano (nomeadamente na Britânia, onde se jogava um desporto de “futebol de multidão”, onde tudo era válido menos (apesar de acontecer por vezes) tirar a vida ao adversário. O objetivo era também colocar um objeto numa zona específica da aldeia vizinha mas não havia limites quanto ao número de jogadores.

   E foi na Inglaterra que, no século XVI, foram introduzidas, nas escolas privadas (designadas por public schools), regras mais seguras para praticar estes jogos de bola, havendo escolas onde se jogava apenas chutando a bola com os pés e outras permitindo transportar a bola com as mãos. No século XIX, a distinção entre dois tipos de futebol surgiu: nas escolas públicas de Rugby, Marlborough e Cheltenham, onde havia mais espaço para os alunos correrem e interagirem, favoreceram o futebol que permitia o transporte com as mãos da bola. Escolas como as de Eton, Harrow, Westminster e Charterhouse, onde havia menos espaço para os alunos correrem, apenas o uso dos pés era permitido.

Cidade de Rugby
Centro da cidade de Rugby

   Na segunda metade do século XIX, foram delineadas as regras para o jogo: na escola de Rugby, onde se favorecia o transporte manual da bola, foi criado o moderno jogo chamado, desde então, de rugby; na Universidade de Cambridge foram criadas as regras do que viria a ser o moderno Futebol de Associação.
A FIFA (Fédération Internationale de Football Association – Federação Internacional de Futebol de Associação) conserva este designação que marca a diferença com o futebol de rugby.

   De Associação surgiu mais tarde o diminutivo SOCer, havendo também tentativas de chamar RUGger ao rugby mas esta última designação não prevaleceu. O nome “futebol” substituiu o mais longo “futebol de associação” com as regras de Cambridge e “rugby”, o jogo de futebol com as regras de Rugby. Nos EUA, o jogo com as regras de Rugby inspirou a criação do Futebol Americano, enquanto a designação Soccer ficou ligado ao futebol de associação.

Richard_Lindon_futebol   Curiosamente, as bolas de futebol e de rugby têm formas distintas, sendo as primeiras redondas e as segundas ovais. Originalmente, as duas tinham a mesma forma, não bem oval mas também não redonda, devido à forma da bexiga de porco de que eram feitas. Ambas foram criadas na cidade de Rugby, pelos produtores de couro Richard Lindon e William Gilbert. Foi Lindon quem primeiro criou bolas com revestimento de borracha, após a sua mulher e mãe dos seus 17 filhos ter morrido de infeção pulmonar, por ter de encher as bexigas de porco soprando nelas.

8 pensamentos em “4. Futebol: de Associação ou Rugby?

  1. Good day! Do you know if they make any plugins to assist with
    SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share.
    Thank you!

  2. hello there and thank you for your information – I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise a few technical issues using this website, as I experienced to reload
    the web site lots of times previous to I could get it to load
    correctly. I had been wondering if your web host is OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your quality score
    if ads and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS
    to my email and can look out for much more of your respective fascinating content.
    Ensure that you update this again very soon.

  3. It is appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy.
    I have read this post and if I could I want to suggest you
    few interesting things or advice. Maybe you could write
    next articles referring to this article. I want to read
    more things about it!

  4. I think everything published made a ton of sense. But,
    what about this? suppose you added a little content? I mean,
    I don’t want to tell you how to run your blog, but suppose you added a title to
    possibly grab folk’s attention? I mean 4. Futebol: de Associação ou Rugby?
    | Cognosco is kinda boring. You could peek at Yahoo’s home page and watch how they create post titles to grab people
    to open the links. You might add a related video or a picture or two to grab people interested about what you’ve written.
    In my opinion, it could make your blog a little bit more interesting.

  5. Thanks for the tips on credit repair on all of this blog. What I would advice people is to give up the mentality that they can buy now and pay later. As a society we tend to do this for many things. This includes vacations, furniture, and items we want. However, you need to separate your wants from all the needs. While you are working to improve your credit score you have to make some sacrifices. For example you can shop online to save money or you can go to second hand stores instead of expensive department stores for clothing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *