9. Escalas tremidas

  Os logaritmos: essa função matemática tão versátil e útil, desde simplificar enormes multiplicações, medir intensidade de sismos, construir espirais simultaneamente práticas e bonitas

Terramoto  Era manhã do dia 1 de Novembro, pelas 9:40. A cidade estava acordada há muito, pessoas reuniam-se nas igrejas para celebrarem o feriado religioso. De súbito, um terramoto violento atingiu a cidade durante cerca de cinco minutos. Milhares de pessoas fugiram para a parte baixa da cidade, onde testemunharam a água a desaparecer e navios encalhados em terra subitamente seca. Passados 40 minutos, uma onda gigante atingiu a cidade e todas as pessoas que tinham fugido para o porto. Mais duas ondas gigantes se lhe seguiram. Após as ondas regrediram, um intenso incêndio consumiu a cidade durante cinco dias. Entre 10 mil e 100 mil pessoas morreram neste terramoto de magnitude de 9 na Escala de Richter.

   Eis o que aconteceu a Lisboa no ano de 1755. Mas o que é a Escala de Richter e como funciona? Todos conhecem as operações básicas matemáticas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Mas para estudar os sismos, há uma operação que é muito importante e é cada vez mais ignorada: a função logaritmo.

   A função raiz quadrada responde a questões como «qual o número que, multiplicado por si mesmo, dá este valor?». A função logaritmo responde a questões como «a que número tenho de elevar este valor para dar o outro valor?». As operações usuais da matemática ligam dois números para obterem um terceiro (2+3=5;7-6=1;4×2=8;12÷4=3). O logaritmo também: é composto por um argumento e por uma base. No cálculo de log 8 = 3, 2 é a base, 8 é o argumento e 3 é o resultado. Desta forma, o número a que é preciso elevar 2 para obter 8 é 3 (2x2x2 = 8).

Napier   A função logaritmo vem do grego «logos» – proporção – e «aritmo» – número – e foi criada, em 1614, por John Napier. Foi uma enorme inovação, numa altura em que cálculos com números grandes eram feitos à mão e demoravam muito. Uma das propriedades dos logaritmos é que as multiplicações (que demoram muito a fazer à mão) são transformadas em somas (mais fáceis e rápidas de fazer). Os “Ossos de Napier” é um mecanismo de operação manual de calcular produtos e quocientes de números.

  Por exemplo, um cálculo como 32 768×4096 sem usar a calculadora. Com uma tabela de logaritmos (ou régua de cálculo), podemos verificar que log32768 = 15 e que log­­4096 = 12. 15 + 12 = 27. Usando a mesma tabela ou régua de cálculo, verificamos que 2 elevado a 27 = 134 217 728. E este é o resultado de multiplicar 32 768 por 4096. Transformou-se uma multiplicação grande e morosa numa simples conta de somar!

Régua de cálculo Mas é claro que, hoje em dia, há computadores e calculadoras para fazer estas contas. Para que servem então os logaritmos hoje? A propriedade dos logaritmos transformarem multiplicações em adições é muito usada para fazer escalas de medida como, por exemplo, os tremores de terra ou o volume de ruído, porque transformam números muito grandes noutros mais pequenos e percetíveis. Em fez de se falar num tremor de terra de amplitude equivalente a 100 mil toneladas de TNT, fala-se num tremor de amplitude 5 (log10 15 000) ou num de amplitude 7 em vez de 10 milhões de TNT. Um tremor de terra de intensidade 9 é 10 vezes superior a um de intensidade 8. Grandes números tornam-se mais práticos de usar.

Náutilo

   Há muitas fórmulas científicas modernas que usam os logaritmos: a diferença entre duas notas musicais é dada por um logaritmo; o tempo de reação de uma pessoa aumenta de forma logarítmica em relação ao estímulo que recebe; há aproximadamente N/log N números primos entre 1 e N; a dimensão fratal é calculada usando logaritmos; a intensidade de um som e a intensidade de um tremor de terra são avaliadas usando logaritmos; a concha do Náutilocresce com o animal de uma forma logarítmica…

   A Escala de Richter foi criada, em 1935, pelos sismologistas dos EUA Charles Francis Richter and Beno Gutenberg e alargada,  em 1970, para a Escala de Momento Sísmico. A escala de Richter é absoluta, com base na amplitude das ondas produzidas pelo terremoto. A magnitude de um terremoto é o logaritmo na base 10 da amplitude máxima das ondas sísmicas, em que ondas cujas amplitudes diferem por um fator de 100 diferem por 2 valores na escala de Richter. A fórmula para a Escala de Richter é Richter, em que A é a amplitude das ondas sísmicas, em milímetros e Δt é o tempo, em segundos, desde o início até ao fim das ondas sísmicas.

   Os logaritmos foram criados para facilitar as contas do dia a dia de cientistas, navegadores, músicos, artistas, pessoas comuns mas afinal são uma das invenções mais usadas pela própria Natureza!

11 pensamentos em “9. Escalas tremidas

  1. Thanks for your strategies. One thing really noticed is that often banks plus financial institutions know the dimensions and spending patterns of consumers plus understand that plenty of people max outside their cards around the trips. They correctly take advantage of this real fact and then start flooding a person’s inbox plus snail-mail box by using hundreds of no interest APR credit cards offers shortly when the holiday season closes. Knowing that when you are like 98% in the American general public, you’ll get at the one opportunity to consolidate financial debt and switch balances towards 0 rate credit cards. poonmpp https://stomachmedi.com – stomach medicine

  2. I am not sure where you’re getting your information, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.

    Thanks for magnificent information I was looking for this information for my mission.

  3. Hey there! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  4. Having read this I believed it was really informative.

    I appreciate you taking the time and effort
    to put this informative article together. I once again find myself personally
    spending a significant amount of time both reading and posting comments.

    But so what, it was still worthwhile!

  5. I enjoy you because of all of your effort on this blog. Debby enjoys conducting internet research and it’s easy to see why. A number of us hear all about the compelling manner you create efficient guides by means of the blog and boost contribution from other ones about this article and my child is being taught a great deal. Enjoy the remaining portion of the new year. You’re carrying out a fantastic job.

  6. Thank you for your entire labor on this web site. My mom really loves managing investigations and it is obvious why. My partner and i learn all regarding the lively tactic you present sensible things through your web site and in addition invigorate response from some others on the situation then our favorite princess is truly starting to learn a whole lot. Take advantage of the rest of the year. You have been doing a stunning job.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *