13. Calorias desmedidas

   O que são as calorias, como medi-las e porque cada kcal na comida é uma caloria.

calorias   O que é exactamente «uma caloria»? A maioria das pessoas provavelmente responderá com uma definição dúbia, algo como «aquelas coisas na comida que fazem engordar.» Um pouco como se as calorias fossem algo que o organismo «queima», uma estrutura física, como as proteínas ou as gorduras, que fazem parte da estrutura dos alimentos orgânicos.

   Mas uma caloria é uma unidade de medida térmica, da mesma forma que os metros são unidades de medida de comprimento ou os litros unidades de medida de volume. Geralmente associa-se calorias à comida, mas tudo quanto seja usado para produzir energia pode ser medido em calorias. Por exemplo, 5 litros de gasolina têm aproximadamente 40 milhões e 950 mil calorias. Se os seres humanos pudessem funcionar ingerindo gasolina (mas que é tóxica), esta seria a quantidade de calorias que estariam a ingerir.

termometro   Há três definições internacionalmente aceites para caloria: 1) é a energia necessária para fazer subir dos 14,5 para os 15,5 graus Celsius a temperatura de 1 grama de água (à pressão de 1 atmosfera). Corresponde a 4,1855 Joules (O Joule é a unidade de medida internacional de energia); 2) é exactamente 4,1868 Joules (ou 1,163 kWh), como definido pela Fifth International Conference on Properties of Steam (5.ª Conferência Internacional sobre As Propriedades do Vapor) em Julho de 1956; 3) é exactamente 4,184 Joules (sendo conhecida como caloria termoquímica);

   Em nutrição, chama-se geralmente 1 caloria a 1 000 calorias (1 quilocaloria ou 1 kcal). As indicações nos produtos alimentares poderão conter as indicações «caloria», «cal» ou «kcal. As três designações são equivalentes na comida e, em todas, 1 só corresponde à energia suficiente para fazer subir 1 grau 1 quilograma de água (supondo que toda a energia era usada somente para aquecer). Tudo quanto se relaciona com as calorias alimentares é referente a esta medida em particular. Se um produto light tem 80 calorias, tem energia suficiente para aquecer 1 grau oitenta quilogramas de água. Equivalentemente se, num exercício, é referido que o mesmo consome 800 calorias, estas equivalem à energia necessária para elevar 1 grau 800 Kg de água.

   Não são só as gorduras ou os açúcares que têm calorias. Tudo quando é digerível pelo organismo tem calorias, pois todas elas podem ser aplicadas ao desgaste de calorias. O organismo tem, como fonte de energia imediata, os açúcares que possui diluídos no sangue. Quando esses se esgotam (ou, por não serem usados, forem armazenados na forma de gordura) as reservas lipídicas são usadas. Após esta reserva ser esgotada, o organismo inicia o consumo das proteínas que compõem os músculos (e todo o corpo). Por isso, as pessoas que se exercitam sem consumir a quantidade suficiente de alimentos para equilibrar perdem massa muscular e definham fisicamente. Perante a falta de reservas, o Mitocôndriaorganismo recorre aos tecidos dos músculos. Os nutrientes são levados para as mitocôndrias, onde são «queimados» com o oxigénio inspirado e a sua energia é libertada e transportada pelo corpo sob a forma de ATP (adenosina trifosfato)As mitocôndrias fazem parte de todas as células do corpo e têm o seu próprio e independente código genético, transmitido exclusivamente pela mãe. No início da vida na Terra, juntaram-se ao núcleo para formarem a célula. São muito ineficientes na produção de energia mas são nossas companheiras desde o começo!

   1 grama de gordura tem 9 calorias alimentares, 1 grama de álcool tem 7 calorias alimentares, 1 grama de hidratos de carbono tem 4 calorias alimentares, 1 grama de proteínas tem 4 calorias alimentares. Para avaliar a quantidade de calorias alimentares basta adicionar as calorias de todos os seus constituintes. Por exemplo, peguei num Iogurte Cognoscoiogurte que tinha as seguintes indicações: valor energético: 77 kcal; proteínas: 3,9 g; hidratos de carbono (incluindo açúcares): 12,6 g; lípidos (gorduras): 1,2 g; Vejamos as contas das calorias: 3,9 x 4 + 12,6 x 4 + 1,2 x 9 = 15,6 + 50,4 + 10,8 = 76,8 kcal. São as 77 que referem (76,8 arredondados às unidades). A quantidade de calorias (alimentares) que determinado produto alimentar contém é medido consumindo uma amostra num aparelho chamado calorímetro e verificando a temperatura produzida e multiplicando-a por uma constante.

  Um pacote de Bolachas Maria que tenho pesa 100g (aproximadamente 15 bolachas) tem 436 calorias alimentares (436 kcal): 15g de lípidos; 78g de hidratos de carbono; 20g de açúcares; 7g de proteínas. Assim, cada pacote tem 15×9 + 78×4 + 20×4 + 7×4 = 436 calorias. Curiosamente, açúcares e proteínas têm as mesma calorias por grama  (4)! Para saber mais sobre a origem do nome e da criação das bolachas Maria veja-se o artigo do Cognosco Maria: bolacha real.

Volume global de água potável   A energia libertada por uma tonelada de TNT é superior a 1 mil milhões de calorias (1 x 10⁹). A bomba nuclear que destruiu por onde os portugueses faziam comércio com o Japão na altura dos Descobrimentos, Nagasaki, libertou energia equivalente a 20 mil toneladas de TNTUma tonelada de TNT é assim capaz de elevar 1 grau a temperatura de 1 mil milhões de kg de água ou alternativamente 1 mil milhões de graus 1 grama de água. O planeta Terra tem cerca de 1,386 x 10²¹ kg de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *