20. Cavalos e velas

Um menino doente que trouxe o motor a vapor, o que são cavalos-vapor, como surgiram e a energia de lâmpadas e velas.
  WattEm 19 de Janeiro de 1736, nasceu em Greenock, na Escócia, um menino a quem deram o nome de James. Era o sexto de oito irmãos, tendo cinco desses morrido à nascença. Durante toda a vida (até mesmo na idade dulta) sofreu de terríveis enxaquecas, que o obrigavam a ficar de cama muito tempo. Não podia assistir às aulas da primária e, por isso, os seus pais foram os seus professores. Ensinaram-lhe a ler e a escrever e ainda os princípios básicos de aritmética. Era, por isso, muito mimado pela mãe, tímido e desconfiado em relação ao mundo exterior. Como brinquedos costumava ter bússolas e sextantes, que o pai lhe dava como modo de distracção. De tanto os montar e desmontar tornou-se um profundo conhecedor e hábil em consertá-los. Com 16 anos partiu para Londres para trabalhar, mas as condições climatéricas eram prejudiciais à sua saúde. Desenvolveu reumatismo e por isso voltou à Escócia e em Glasgow abriu uma loja de instrumentos, a sua paixão de infância. Apesar da desconfiança inicial por parte de potenciais clientes, conquistou a amizade de amigos influentes e graças a eles ingressou na Universidade.
cavalosvapor   Foi lá que contactou pela primeira vez com o motor a vapor, criado 70 anos antes. Graças ao seu espírito analítico, descobriu como aumentar 4 vezes a eficiência desse motor. O seu motor consumia menos carvão, era mais pequeno e mais de 30 vezes mais poderoso. Foi devido ao seu trabalho com o motor a vapor que James Watt (o menino das enxaquecas) criou o termo cavalo-vapor («horsepower»), usando um analogia com os cavalos que, na época, eram o principal instrumento para o trabalho pesado. Para expressar o poder do seu motor, James Watt realizou uma série de medições relacionadas com o poder de tração dos cavalos. Em média, um cavalo conseguia levantar cerca de 100 quilos de carvão (220 pounds) 30 metros (100 feet) em 1 minuto. Ver o artigo Tempo decimal para a origem das palavras “minuto” e “segundo”.
cavl-vap  Por razões que ele não explicou, Watt decidiu utilizar, como medida do trabalho produzido por um cavalo, o valor de 150 quilos (330 pounds) em 30 metros durante 1 minuto. Isto dava um bonito número redondo (no sistema métrico) de quinze quilos ao longo de 300 metros por minuto (talvez um número tão redondo tenha sido a causa da alteração de Watt...). Não é exactamente a capacidade de trabalho de um cavalo (Watt alterou a medida que ele mesmo tinha calculado) mas é pouco mais…
carro   Um carro com 200 cavalos de potência não é equivalente a 200 cavalos a levantar, é sim capaz de levantar 100 quilos ao longo de 1 centímetro durante 1 minuto. Pelas contas originais de Watt, isso equivale a 300 cavalos! Assim, 1 cavalo-vapor é equivalente ao trabalho de 1,5 cavalos verdadeiros. 2 cavalos-vapor são iguais ao trabalho feito por 3 cavalos verdadeiros. Por exemplo, uma carruagem com 4 cavalos tem 3 cavalos-vapor de potência.
lamp   Mas o nome de Watt é geralmente referido num outro contexto. Quando se compra uma lâmpada, temos como referência se é de 60W, 100W,… Quanto maior o valor, maior a capacidade de iluminação da lâmpada. Este W refere-se a Watt, pelo que 60W é lido como 60 watts. Mas, talvez devido ao acaso da evolução linguística e tendo em conta que não existia a letra W na língua portuguesa, muitas pessoas em Portugal tendem a ler o valor como 60 velas. Como a lâmpada produz luz como uma vela, como a letra usada é um duplo v como na palavra «vela», pode-se assim erroneamente pensar que uma lâmpada de 60W(atts) é equivalente a 60 velas. Seria um pouco estranho que os fabricantes de lâmpadas tivessem em consideração uma língua como o Português nas designações da capacidade de iluminação das lâmpadas.
Vela   Por exemplo, «vela» em Inglês é candle, termo derivado da palavra latina candela que deu origem à portuguesa candeia. Mas, por outro lado, há de facto uma unidade de medida de iluminação chamada candela (cd) mas que não é equivalente a 1 W. Originalmente, uma candela referia-se à intensidade da luz produzida por uma vela (daí o nome). Com o advento das lâmpadas eléctricas incandescentes, o termo passou a designar a intensidade da luz produzida por um filamento incandescente. Mas a definição actual de candela é a intensidade de luz emitida por uma fonte luminosa a uma frequência de 540 teraHertz à temperatura de congelação da platina (2042K = 1768,85℃). Esta frequência corresponde a um comprimento de onda de 555,17 nanómetros, a cor amarela-verde.
   Uma lâmpada (ver o artigo À luz de velas para mais informações sobre lâmpadas incandescentes e fluorescentes) incandescente de 60W consome 60 watts de energia eléctrica, emite 816 lúmens de luz visível. Um vela gasta mais ou menos 60 watts de energia química e emite 13 lúmens de luz visível. Dessa forma, uma lâmpada incandescente de 60 watts produz tanta luz como 816/13 = 63 velas! Uma lâmpada incandescente de 60W tem a luz de 63 velas.lampfluor Tal como uma caloria é usada para produzir calor mas só por si não é calor (ver o artigo Calorias desmedidas), um cavalo-vapor não é o trabalho produzido por um cavalo, é o trabalho produzido por um cavalo e meio (segundo os cálculos de Watt). Uma lâmpada de 60 watts não produz tanta luz como 60 velas, produz tanta luz  como 63! A diferença poderá parecer pouca em 60w incandescentes = 63 velas mas esta diferença vai aumentando (apesar de ligeiramente) à medida que aumenta a potência da lâmpada incandescente.
   Já no caso das lâmpadas fluorescentes, a diferença é ainda maior. Uma lâmpada de 20w fluorescente corresponde a 107 velas e uma lâmpada fluorescente de 60w equivaleria a 322 velas!

9 pensamentos em “20. Cavalos e velas

  1. I will immediately grab your rss feed as I can’t in finding your e-mail
    subscription link or e-newsletter service.

    Do you have any? Kindly permit me recognise in order that I could subscribe.
    Thanks.

  2. Thanks for your concepts. One thing we’ve noticed is banks along with financial institutions are aware of the spending practices of consumers while also understand that most of the people max out and about their real credit cards around the getaways. They properly take advantage of this specific fact and commence flooding your current inbox along with snail-mail box using hundreds of no-interest APR card offers just after the holiday season concludes. Knowing that should you be like 98% of American community, you’ll rush at the possible opportunity to consolidate card debt and shift balances for 0 apr interest rates credit cards. kjjjilm https://headachemedi.com – meditation for headache relief

  3. What’s Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have discovered It absolutely
    useful and it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution &
    assist different users like its aided me. Great job.

  4. I am glad for writing to make you know what a magnificent encounter my friend’s girl gained studying your web site. She learned several pieces, which include what it’s like to possess an awesome helping nature to let other folks very easily know just exactly several multifaceted subject matter. You truly exceeded people’s expectations. Thank you for presenting these powerful, safe, explanatory and in addition fun tips about this topic to Kate.

  5. I am also writing to make you know what a impressive encounter my friend’s girl gained reading through your web page. She learned plenty of pieces, which include what it’s like to possess an amazing helping mood to let most people smoothly know several impossible subject matter. You truly exceeded our own expectations. Thank you for offering these invaluable, safe, explanatory and even fun tips about this topic to Julie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *